Todos sabemos que a pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas. Hoje, nossa missão é informar aos empreendedores que é preciso chegar até o cliente ao invés de esperar que ele (o cliente) vá até as marcas.

Com a pandemia, as empresas precisaram fechar as portas no começo de 2020 e teve início um processo acelerado de digitalização. Uma pesquisa de Sondagem do Comércio (FGV) mostrou que antes da pandemia as vendas online representavam 9,2% da receita das empresas de varejo no Brasil. Entretanto, em junho deste ano esse número mais que dobrou! Agora, o online é responsável por 21,2% da receita e a expectativa é de ainda mais aumento!

Para te ajudar neste percurso, trouxemos algumas tendências para o marketing digital em 2022…

Social Selling – Com foco na criação de relacionamento e vendas pelas redes sociais, o social selling cresceu por conta da pandemia e continuará forte em 2022. A modalidade de live commerce será muito explorada para aproximar o consumidor da marca, gerar identificação e desejo com foco na conversão.

Dados – As profissões do marketing voltadas para as áreas de dados e análises chegaram com tudo! Afinal, um dos grandes atrativos do marketing digital é a rastreabilidade de cada passo do cliente, a metrificação e a ampliação dos resultados. Ou seja, para os analistas de SEO e os especialistas em performance, o ano promete ser agitado!

Relacionamento via bot – Mais uma das apostas para 2022 é o atendimento via bot com mais empatia e personalização para evitar uma experiência robotizada para o cliente. A ideia é unir automação à interação. Para isso, muitas marcas podem querer investir na criação de robôs-personagens.

Eventos híbridos (sim, o remoto veio pra ficar) – Apesar do avanço da vacinação e da diminuição do número de internações provenientes do Coronavírus, o digital ganhou força e não dá sinais de que sairá de cena quando falamos de eventos. A expectativa é que as marcas voltem aos poucos com ações presenciais, mas aprimorem ainda mais a tecnologia por trás dos eventos online.

Marketing de influência – De 2020 pra cá, quando passamos a viver mais tempo em casa por conta do isolamento social, a profissão de influenciador digital estourou! E uma das estratégias que se fortalece em 2022 é o marketing de influência.O objetivo para essa tendência é conquistar clientes, através da indicação de produtos ou serviços, criando um relacionamento cada vez mais confiável entre a audiência e a marca.

Quer mais novidades do marketing digital?
Acompanha tudo aqui!

Mariana LoboAuthor posts

Mariana Lobo

Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), mestre em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Planejamento em comunicação pela ESPM/SP. Foi repórter e editora assistente no Diário de Pernambuco e atua hoje como publicitária assessorando empreendedores, marcas e políticos através da LÔBO Estratégia e Conteúdo.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *